sábado, 19 de outubro de 2013

Pela Costa Oeste II


Travessia Areia Branca - Santa Cruz



Depois de superada a logística dos carros para permitir a caminhada em linha partimos para a Areia Branca onde chegamos cerca das 9:00 horas, foi chegar, estacionar, agrupar e partir que se faz tarde! Não se pode brincar que se faz tarde, até porque há por aí uns cronistas que têm sempre a pena a jeito para escrever e um homem não pode dar assim o flanco de barato e ao grito de "Bora lá Pessoal!" iniciámos a hostilidades matinais rumo a sul.


Praia da Areia Branca






Atravessámos a ponte sobre o Rio Grande da Lourinhã e subimos a aldeia da Atalaia.


Ponte sobre o Rio Grande



Atalaia - Moinho




Pormenor do Moinho


Voltámos as arribas e ao descer pelo trilho habitual junto a praia da Peralta, demos de frente com um portão fechado a cadeado. Tentámos então de um dos lados contornar a propriedade para chegar a dita praia mas o vento não estava la muito a favor e fomos ter a um cerrado canavial que com algum esforço e muita força de vontade conseguimos ultrapassar...


Procurando uma alternativa







E por fim depois daquele obstáculo difícil lá nos apareceu a praia da Peralta.


Praia da Peralta


Continuamos pelas arribas subindo... 






E descendo...






até ao antigo Porto das Barcas e suas ruínas onde aproveitámos para fazer a primeira paragem, o Banana Time.








Pudemos admirar as esculturas que embelezam a praia.








Continuamos pelo areal e subimos uma ravina difícil até ao topo da arriba que calcorreamos até a enseada de Porto Dinheiro.


Subindo uma ravina


Costa Oeste



Mais uns kilómetros e chegámos a praia de Valmitão onde mais uma vez subimos uma difícil e íngreme arriba e continuamos la pelos cimos em ondulante piso.


Valmitão


Valmitão

A dada altura uma das nossas mais ilustres companheiras caiu num piso ondulado e escorregadio e daquela simples queda resultou um golpe no braço mais ou menos profundo. Decidimos então rumar ao Hotel Golf Mar e chamar um táxi para levar a nossa colega ao Hospital da CUF em Torres Vedras. Assim rapidamente a nossa colega foi transportada ao Hospital onde foi adequadamente tratada e nós continuamos o nosso périplo.


Hotel Golf Mar

Aproveitámos este incidente para fazer a habitual segunda paragem na praia de Porto Novo e,


Praia de Porto Novo




prosseguimos pela praia de Santa Rita.





Praia de Santa Rita



Atrás da Praia existem umas elevações que decidimos subir para ver as vistas que se revelaram fantásticas e justificaram o esforço.












Depois de descido o morro subimos por uma duna de areia muito inclinada para divertimento dos caminheiros que davam 1 passo para a frente e dois para trás... mas ao fim de muito esforço vencemos a duna e,





continuamos pelas belas arribas de Santa Rita e finalmente avistámos Santa Cruz,


Santa Cruz à vista


Praia



https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/q74/s720x720/1175440_10200573948094717_136750734_n.jpg
Torre

a estância balnear do Oeste por excelência e pelo areal rumámos ao nosso objectivo a praia formosa que faz o jus ao nome pois é das mais belas da região!


Penedo do Guincho

Depois da caminhada passamos pelo hospital onde estava a nossa colega que já nos aguardava na recepção tratada e com um belíssimo e jovial aspeto, pronta para mais aventuras e assim acabou mais uma aventura dos NOVOS TRILHOS!



Sem comentários:

Enviar um comentário