sábado, 2 de novembro de 2013

Lagoa de Obidos




Óbidos
, terra milenar! antigo "Oppidum" fortificado possivelmente anterior à ocupação romana, recebeu Fenícios, foi importante burgo romano, viu chegar os visigodos, foi reconquistada à moirama em 1148 e chegou aos nossos dias com um importante conjunto de castelo e muralhas medievais que a tornam tão característica.



Entrada de Óbidos




subida as muralhas


vista sobre a vila


muralha leste



É neste ambiente medieval que vai hoje começar a nossa aventura, precisamente pelo sector leste das muralhas com belas vistas tanto das paisagens circundantes como para a própria vila com o seu casario singelo e alcantilado de telhados.


casario de Óbidos


O passeio pelas muralhas


Arquitectura tradicional







Depois das muralhas saímos da vila pela porta oeste de onde se começam a avistar os férteis terrenos conquistados outrora aos pântanos da lagoa.




ruinas de igreja medieval




Subimos ao morro em frente a Óbidos e chegamos à capela de Santo Antão com belas vistas sobre o vale.





Depois de atravessarmos aldeias e campos agrícolas tocamos o ponto mais interessante desta nossa caminhada, a lagoa de Óbidos que na maré baixa nos oferece um espectáculo de luz e cores muito interessante.

Aldeia

O grupo


E eis que aparece a Lagoa!




Lagoa



Lagoa








Lagoa


Lagoa


Iniciamos a subida a uma pequena elevação por um trilho apertado.






O banana time é feito num local mais elevado com mesas de piquenique e uma vista panorâmica deslumbrante.


Parque de merendas


Em seguida passamos uma ponte de madeira sobre um esteiro e continuamos a contornar as margens da Lagoa.



ponte sobre o esteiro

caminho







E outra ponte.








Entretanto o Calor aperta e a elevada temperatura um pouco fora de época começa a fazer-se sentir dificultando a nossa actividade pois deixamos a fresco da lagoa e voltamos a Óbidos.


regresso a Óbidos


Paramos para almoçar na sombra de um pequeno pinhal qual oásis que nos proporciona uma rápida recuperação durante a hora de maior calor.

regresso à vila



De novo em Óbidos percorremos a muralha oeste com mais uma bela e diferente vista sobre o casario que mais uma vez nos deslumbra com os seus belos pormenores.




Vista parcial de Óbidos

Casario Branco



Chegámos ao fim da actividade e aproveitamos para tomar uma bebida refrescante e assim acabou a caminhada da Lagoa de Óbidos!



Até para a próxima semana!







Sem comentários:

Enviar um comentário