sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Pelo vale do Sisandro



Travessia Torres Vedras - Foz do Sisandro


E foi nos últimos dias de Julho que decidimos calcorrear a distância que vai de Torres Vedras até à foz do rio Sisandro no Oceano atlântico e lá nos lançamos aos 26 km do percurso. 

O sol brilhava e o  dia prometia ser quente quando no largo da feira de São Pedro iniciamos a subida para a histórica aldeia do Varatojo.







Varatojo


Numa visita muito breve passámos o convento de Santo António do Varatojo, onde esta instalada a ordem dos frades Franciscanos.




Detalhes



Convento de Santo António do Varatojo






Depois de atravessar a simpática aldeia andamos pelos verdes e belos campos vinhateiros tão típicos da região de Torres Vedras.


Pelas vinhas do Oeste






E nesta bucólica paisagem chegámos aos registos de um passado longínquo, o Castro do Zambujal, povoado fortificado do neolítico que remonta ao 3º milénio antes de Cristo, onde parámos para apreciar o monumento e a zona envolvente.





Fosso Interior





Detalhe das muralhas


E pasme-se! não sei se pela força telúrica se por mágicas artes, alguns dos companheiros conseguiram a levitação...







Em seguida, depois de atravessarmos a já nossa conhecida ribeira de Pedrulhos, subimos um acentuado trilho que pelo seu angulo se demonstrou dificil mas superavel até à aldeia de Monte em Grão onde aproveitamos para efectuar o habitual "banana time".



Ribeira de Pedrulhos






Daqui e mais uma vez atravessámos vinhas e vinhas a perder de vista até à povoação de Ponte do Rol onde encontrámos o fresco e agrícola vale do Sisandro e serpenteando ao longo do rio fomos ficando cada vez mais próximo da Foz.






Vinhas

E eis o rio Sisandro!



Rio Sisandro





Caminhando ao longo do rio

E neste clima de alegria e boa disposição, fizemos mais 26 km e chegámos ao Oceano!



Foz do Sisandro


E venham mais!










Sem comentários:

Enviar um comentário