domingo, 23 de novembro de 2014

CAMINHO FRANCÊS DE SANTIAGO - 1º DIA



Passado o período de férias de 2014, lançei o mote para fazermos um dos Caminhos de Santiago, com excepção do Português por ter muito alcatrão, coisa não muito atrativa neste grupo. A ideia obteve aceitação, as pessoas foram-se juntando, discutindo e acertando pormenores, ora nas caminhadas, ora no facebook e a ideia começou a tomar corpo.

Havendo inicialmente um inclinação para o caminho primitivo, rapidamente se concluiu que com o pouco tempo que dispunhamos e o facto de haver no caminho francês mais albergues e pontos de abastecimento o que facilitava a logistica das etapas, tornavam este caminho a opção mais viável, tendo-se optado por iniciar em Ponferrada, seriam cerca de 220 km o que tornaria possivel fazer em 7 dias, o tempo que dispunhamos.

Depois de algumas semanas de preparativos e tomadas de decisão, lá partimos num sábado à noite, a 18 de Outubro, corria o ano de 2014, depois de jantar, com destino ao ponto de encontro, a estação de serviço de Óbidos na A8, onde se encontraram os 11 companheiros dos Novos Trilhos em 3 carros.

Depois de uma viagem tranquila chegamos a Santiago de madrugada, estacionámos e dirigimo-nos à estação ferroviária de Santiago para iniciarmos a viagem de comboio que nos levaria a Ponferrada onde iniciaríamos o caminho.


O grupo na estação ferroviária de Santiago de Compostela





Pelas 8:30 chegou o comboio depois de cerca de 3 horas de viagem grande parte passada a dormir chegámos a Ponferrada e apesar de cansados sem dormir uma noite sentiamo-nos eufóricos prestes a começar um caminho que todos tínhamos muita vontade de efectuar e antes de sair da estação veio a foto de grupo.


Antes de iniciarmos o Caminho na estação de comboios de Ponferrada






Começámos então "O Caminho", deixámos a estação e percorremos parte do centro histórico de Ponferrada uma bela cidade Leonesa, onde obtivemos o 1º carimbo nas nossas credenciais para podermos mais tarde comprovar que ali iniciámos.



 




 Com o seu belo castelo templário da idade média.



Castelo do Templo



A bela basílica de La Encina






E através dos GPS's com os respetivos trilhos e dos sinais indicativos do caminho que fomos encontrando,







seguimos o chamado "Caminho Francês" pelos belos campos de vinhedos desta região leonesa denominada "El Bierzo"










Seis kms mais tarde efectuámos a nossa primeira paragem para comer qualquer coisa e aproveitámos o adro de uma bela igreja leonesa para retemperar forças.




Continuámos o caminho pelos vinhedos e aldeias pitorescas até ao nosso destino, Villafranca del Bierzo.


Os Campos Bercianos


Um momento de descanso

 




Vários aspetos do caminho nesta jornada

Arquitetura tradicional



E finalmente Villafranca del Bierzo, onde pernoitámos no Albergue Municipal





Aqui fica o trilho do percurso,  25 km, 375m de subidas e 240m de descidas





Ultreia et Suseia



Sem comentários:

Enviar um comentário