terça-feira, 24 de junho de 2014

Lagoa de Albufeira e Arriba fóssil

Um ano depois voltámos à Lagoa de Albufeira onde num certo dia à hora da maré alta tivemos de nos descalçar e despir até a cintura para atravessar o canal de drenagem da lagoa com a ajuda de dois nadadores salvadores, são estas as peripécias dos caminheiros e que tornam únicas e inesqueciveis algumas caminhadas.

Desta vez, a lagoa ainda estava fechada pelo que se evitaram todos estes contratempos. Ao toque de um breve e único chuvisco iniciamos a caminhada em direcção à praia do Meco.

Ponto de encontro

A caminho da praia do Meco

Depois da praia do Meco voltámos para a Lagoa.

Foz da Lagoa

que atravessámos e contornámos pela margem direita...

Atravessando para a outra margem

A praia

Contornando a Lagoa

Pela areia

A contornar a Lagoa

Até à herdade da Apostiça, que atravessámos com algumas subidinhas sem trilho, típicas dos Novos Trilhos...

Subida sem trilho

Mata dos Medos

Chegámos à parte mais a norte do percurso já próximo da Fonte da Telha e voltámos pelas arribas fósseis, local de uma beleza extraordinária pelas formações provocadas pela erosão.

O ponto mais a norte com a Caparica à vista

E eis a arriba fóssil

depois de algumas subidas e descidas até à praia chegámos ao final desta parte do percurso com um bocadinho de imitação de rappel na descida com a ajuda de cordas que já existiam no local.

E pelo areal pudemos observar a beleza das formações da arriba fóssil a fazer lembrar algum gótico flamejante tardio.

Finalmente e chegados ao final festejámos com muita alegria e sobretudo "muito contentes" os 28 anos de casamentos do José e da Dina, companheiros já imprescindiveis nas nossas caminhadas pela alegria, companheirismo, generosidade e tudo o que têm trazido ao grupo! Felicidades e Longa Vida José e Dina!

E assim acabou mais uma actividade dos NOVOS TRILHOS!

Até para a semana no Vimeiro!